quinta-feira, 24 de março de 2011

Avô

Uma pessoa calma, que nunca gostou de problemas e confusões. Melhor dizendo, uma grande pessoa. É impressionante o quanto a vida dá voltas e se torna pior. Uma pessoa que vivia fazendo contas, trabalhando com dinheiro, e agora nem saber distinguir 5 cêntimos de 1 euro sabe.
Ao menos ainda consegue contar até determinado número e ainda consegue ler algumas coisas. Grande parte das frases ditas, são sem nexo nenhum e nem consegue explicar nada como deve ser. Percebermos alguma coisa do que diz, nem lá perto.
Ás vezes torna-se agressivo, diz coisas da boca para fora. É triste ouvir, mas temos que compreender apenas e tentar estabilizar a pessoa. Vai-se tornando numa pessoa impaciente e que só quer chamar à atenção. Não escolhendo que fosse assim, mas a vida assim o quis. Tem atitudes de uma criança. Grita, chora, ralha como se nós não nos importássemos e nos esquecêssemos que tal pessoa existe.
Continuas a ser um Homem com H grande!
Não tem noção de mesmo nada. Já não sabe distinguir seja o que for. Vá lá ainda sabe dizer que o Benfica é encarnado x)
Memórias antigas não as esquece, recorda-as como se tivessem acontecido ontem.
Memórias recentes nem as consegue dizer, são como se nunca tivessem acontecido.
Têm dias em que se tornam pessoas alegres e divertidas, mas noutros tornam-se agressivas e impossíveis.
Não devemos troçar pessoas com este problema. São pessoas que precisam de carinho e atenção. Alguém que esteja sempre do seu lado, para que não se sinta sozinho e desprotegido. Acima de tudo, alguém que tenha paciência.
Já se encontra nos 68 anos e foi afectado pela doença Alzheimer.
É algo com que o meu avô tem que aprender a viver, e nós, como FAMÍLIA, temos que aprender a conviver com isso e a ajudar. Pois hoje por ele, amanhã por nós. Nunca sabemos o que nos pode esperar.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Rafael André Modesto Rio

Bem .. visto que escreveste para mim, resolvi escrever para ti.
Só te tenho a agradecer por tudo desde o dia em que te conheci. Foste das pessoas que nunca me deixou, mesmo apesar dos problemas que tens.
Quando tivermos uma foto eu meto aqui :p
Sempre foste um querido comigo, sempre que precisei, tu estavas lá, estavas lá para me ouvir, para me ajudar até mesmo para me dar na cabeça. São poucas ou até mesmo nenhumas as pessoas assim. É verdade que me tenho sentido sozinha, tal como tu, mas estás lá para me fazer rir, para me dar aqueles abraços malucos que eu quase fico esborrachada. Podemos até nem nos ver todos os dias, mas já estivemos mais longe e não foi por isso que a nossa amizade se foi.
Acho que nestes poucos anos que te conheço (sei que não são muitos) só nos chateámos uma vez a sério, mas isso pouco importa.
És um grande amigo. Alguém que toda a gente gostaria de ter. Porque estejas ou não bem, estás sempre lá para me apoiar, até proteger.
Sabes .. Eu tenho muito ORGULHO em ti!
Esteja perto ou esteja longe, vou estar sempre contigo! E aquilo que és para mim, vais ser sempre!
Já não me lembro quando nem porque é que surgiu a brincadeira do "Marido" e da "Marida", mas vai permanecer. Em ti, eu tenho confiança!
GOSTO IMENSO DE TI, mon amour!
Obrigada por tudo <3