quinta-feira, 24 de março de 2011

Avô

Uma pessoa calma, que nunca gostou de problemas e confusões. Melhor dizendo, uma grande pessoa. É impressionante o quanto a vida dá voltas e se torna pior. Uma pessoa que vivia fazendo contas, trabalhando com dinheiro, e agora nem saber distinguir 5 cêntimos de 1 euro sabe.
Ao menos ainda consegue contar até determinado número e ainda consegue ler algumas coisas. Grande parte das frases ditas, são sem nexo nenhum e nem consegue explicar nada como deve ser. Percebermos alguma coisa do que diz, nem lá perto.
Ás vezes torna-se agressivo, diz coisas da boca para fora. É triste ouvir, mas temos que compreender apenas e tentar estabilizar a pessoa. Vai-se tornando numa pessoa impaciente e que só quer chamar à atenção. Não escolhendo que fosse assim, mas a vida assim o quis. Tem atitudes de uma criança. Grita, chora, ralha como se nós não nos importássemos e nos esquecêssemos que tal pessoa existe.
Continuas a ser um Homem com H grande!
Não tem noção de mesmo nada. Já não sabe distinguir seja o que for. Vá lá ainda sabe dizer que o Benfica é encarnado x)
Memórias antigas não as esquece, recorda-as como se tivessem acontecido ontem.
Memórias recentes nem as consegue dizer, são como se nunca tivessem acontecido.
Têm dias em que se tornam pessoas alegres e divertidas, mas noutros tornam-se agressivas e impossíveis.
Não devemos troçar pessoas com este problema. São pessoas que precisam de carinho e atenção. Alguém que esteja sempre do seu lado, para que não se sinta sozinho e desprotegido. Acima de tudo, alguém que tenha paciência.
Já se encontra nos 68 anos e foi afectado pela doença Alzheimer.
É algo com que o meu avô tem que aprender a viver, e nós, como FAMÍLIA, temos que aprender a conviver com isso e a ajudar. Pois hoje por ele, amanhã por nós. Nunca sabemos o que nos pode esperar.

2 comentários: